Análises Cínicas











{Setembro 28, 2007}   Antigamente era assim…

Toda a gente comenta, ou melhor, toda a gente que pensa mínimamente sobre as coisas comenta, que na Idade Média houve um grande retrocesso tecnológico em certas zonas da Europa por relação ao período do Império Romano, muito mais antigo.

Pus-me a pensar nas razões de ser assim e imaginei quão difícil deveria ser ser-se inventor no período da inquisição! Senão imaginemos só as seguintes situações na Idade Média…

1 – Num baptismo um padre pergunta à mãe da criança: “Profissão?” E ela responde “Doméstica!”, e depois faz a mesma pergunta ao pai que vai a responder “Inventor” mas que a tempo se cala e substitui por “Inválido”, ao que o padre levanta um olho e franze a testa…

2 – Um jovial bando de inquisidores passeia-se alegremente, com as suas vestes engraçadas e muito na moda à época, por uma miserável aldeia rodeada de charcos de bosta… e dá com um homenzinho raquítico e sujo que trás na mão um passe-vite que tinha acabado de inventar para facilitar a feitura de purés. Atiram-lhe: “Que é lá isso?” O homenzinho roto e de dentes podres, miserável desculpa para um ser humano, tenta esconder o passe-vite atrás das costas e diz com vozinha fina de quem se alimenta sempre mal “Nada! É… é um chapéu!” E os inquisidores dizem “Hummm… mau mau mau! Vê lá se queres ser churrasco!”

3 – Uma menina está distraída no pátio de sua casa ouvindo música medieval no seu pequenino rádio de ondas curtas, quando passa o inquisidor-mor da aldeia pela rua e espreita por cima do muro. Vendo-a encostada a uma pequena caixa de onde saem sons da mais futurista modinha medieval, atira-lhe furiosamente “Que é isto?! Bruxa! Bruxa! Feiticeira!”… A menina treme e quase a chorar diz “É só um rádiozinho que inventei…” Claro que nem é preciso contar como terminaria a história…

4 – Um grupo de amigos plebeus de uma aldeia miserável próxima de Guimarães está reunido num sábado à noite na cabana de um deles assistindo pela televisão a um jogo do campeonato da liga dos torneios a cavalo, bebendo umas taças de tinto e petiscando uns coiratos, quando batem à porta, mesmo a meio do momento em que a equipa da casa ia investir contra o adversário… O dono da casa pede a um dos presentes que estava mais próximo da porta para ir ver quem era, e este diz-lhe de lá com voz de pânico: “São os inquisidores!”, ao que o dono da casa atira com cólera clubística “Foda-se! Vêm mesmo estragar o momento melhor! Está empatado e ia a prolongamento… Caralho!”

5 – Um pastor ambientalista, farto da poluição gerada pelas lareias a arder para aquecimento, e do abate desmedido das florestas, decide um dia construir uma represa por forma a fazer com a força das águas girar helices que, ligadas a fios metálicos, iriam produzir corrente eléctrica que substítuiria eficazmente e de uma forma amiga do ambiente a energia gerada pelas fornalhas. Estava ele assobiando uma músiquinha pimba medieval nesta tarefa de unir com troncos de árvore, ligados e isolados com barro, duas colinas próximas, entre as quais passava um rio, quando lhe surge de repente, por detrás, um desses tais bandos de alegres inquisidores que lhe perguntam: “Que fazes animal?”… O homenzinho, claro, viu o filme todo passar-lhe à frente dos olhos vesgos e, aceitando o destino e deixando cair os ombros responde “Faço merda, como sempre! É o que faço!”

Pois é, a vida dos inventores na Idade Média não deveria ser nada fácil, com os bandos de alegres inquisidores (ou em inglês gay inquisitors) sempre a saltitar por ali… Talvez também por isso se tenha mergulhado nesse período de trevas e retrocesso. Deixo-vos só com uma pergunta: Na Idade Média, quanto tempo acham que aguentaria um guitarrista, com a sua guitarra eléctrica e um bom amplificador, a tocar o Avé Maria de Schubert junto à Sé Catedral de Lisboa?

Anúncios


rux says:

Sua santidade o passevite……. ihihiiihiih que grizadela…



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

et cetera
%d bloggers like this: